Páginas

Tradutor

sábado, 5 de março de 2011

Egito começa a julgar ex-ministro acusado de lavagem de dinheiro

Segundo o site "R7", o julgamento do ex-ministro do Interior do Egito Habib al Adli, principal figura da repressão do regime de Hosni Mubarak, começou neste sábado (5) em um tribunal do Cairo, informou a emissora de televisão estatal.

Adly, em prisão preventiva, enfrenta acusações de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. Na abertura do julgamento, o político negou ter cometido os crimes.

O tribunal penal de Guiza, presidido pelo juiz Mohamadi Qansua, decidiu atrasar a audiência até 2 abril em resposta a um pedido da defesa para se informar e apresentar documentação, assinalou a agência de notícias Mena.

Além disso, a corte autorizou a defesa e os advogados a tirar cópias de todos os documentos apresentados pela parte litigante e decidiu pela continuação da prisão preventiva do acusado. A fonte não especificou se o ex-ministro se apresentou neste sábado no tribunal.

A Procuradoria Geral iniciou as investigações depois de receber, no último dia 12, uma notificação da Unidade de Luta Contra a Lavagem de Dinheiro do Banco Central egípcio que informava que o dono de uma construtora depositara pouco menos de R$ 1,665 milhão (4,5 milhões de libras egípcias) em uma conta bancária de Adli.

As investigações revelaram que a mesma construtora tinha sido anteriormente beneficiária de um projeto do Ministério do Interior. No último dia 17, o procurador-geral egípcio, Abdelmeguid Mahmoud, ordenou a prisão preventiva de Adli e de outros três ex-responsáveis do regime de Hosni Mubarak.

Cinco dias depois, Mahmoud ordenou o processo contra Adli e o ex-ministro de Turismo Zoher Garana por via penal urgente. O início do julgamento coincide com a invasão, em Alexandria, de um edifício dos serviços da Segurança do Estado, dependentes do Ministério do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário